Preguiça é uma palavra que deve ficar de fora do seu dicionário em qualquer estação do ano. Ao contrário do que muitos pensam, o inverno proporciona ótimos resultados a quem faz atividade física, pois o metabolismo acelera e você queima mais calorias. No frio, o corpo necessita de mais energia para ficar aquecido. Por isso, é mais fácil emagrecer.

Que tal apostar em Pilates no inverno? Segundo a fisioterapeuta e responsável pela clínica  P de Pilates, Juliana Sader dos Santos, praticar Pilates no inverno evita dores comuns aos dias mais frios e também as causadas pelas tensões e má postura, principalmente na região do pescoço e das costas. O Pilates relaxa a musculatura e diminui o desconforto muscular.

Além disso, aumenta a disposição física e a concentração mental; combate a depressão; fortalece o sistema imunológico; previne doenças, principalmente, gripes e infecções respiratórias comuns no inverno; melhora a autoestima e a qualidade do sono; atenua os sintomas da TPM e controla o apetite.

Quer ficar com um corpão? O Pilates também proporciona definição muscular e ajuda na queima calórica por conter exercícios de resistência muscular. “O aluno não precisa fazer o exercício até a exaustão, pois o Pilates mensura a qualidade do movimento e não a quantidade”, explica Juliana.

Se você pode aderir ao Pilates? Claro! Qualquer pessoa pode praticá-lo. Porém, existem algumas recomendações…

As lesões são mais comuns nesta época do ano, então aqueça e alongue muito (não menos que 15 minutos). Isso melhora a oxigenação corporal, força muscular, elasticidade, flexibilidade e o desempenho;

Não esqueça de beber água;

Agasalhe-se corretamente;

Para qualquer estação do ano: seja supervisionado por um profissional sério e experiente.

Dra. Juliana Sader

Dra. Juliana Sader

Mãe / esposa / empreendedora graduada em Fisioterapia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA), Pós-graduada em Fisioterapia Integrada à Saúde da Mulher pela Universidade Gama Filho (UGF) e Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também...

Copa do Mundo 2022

Em tempos de Copa, em que os olhos do mundo se voltam à TV para assistir os jogos, não há como não entrar no clima.